BMC SMC

Produtos: Características Gerais

O BMC (Bulk Molding Compound) e o SMC (Sheet Molding Compound) são compósitos termofixos a base de resina poliéster insaturada, cargas minerais e fibra de vidro. Estes plásticos reforçados são normalmente utilizados para moldagem a quente (150°C), em molde de aço, pelos processos de compressão, transferência ou injeção.

Os produtos da F.B.MIX possuem a marca GLASMIX e apresentam algumas características como:

PRODUTOS: BMC (Bulk Molding Compound)

O BMC (Bulk Molding Compound) é um compósito termofixo (plástico reforçado com fibra de vidro) utilizado para moldagem a quente (+/- 150°C), pelo processo de compressão, transferência ou injeção. Formulado para atender a necessidades específicas de cada cliente, o BMC é o resultado de uma mistura de resina poliéster insaturada, aditivos, desmoldantes internos, catalizadores, pigmentos, cargas minerais e fibra de vidro picada.
Na formulação do BMC a adição de aditivos é de suma importância, porque é através dele que podemos conferir ao produto final, as características desejadas. Ou seja:

Normalmente no BMC é utilizada fibra de vidro picada com comprimento de 3 a 12 mm e com teor que pode variar de 5 a 30%. A resistência mecânica do produto final esta diretamente relacionada à quantidade de fibra de vidro utilizada, ou seja, quanto maior a porcentagem de fibra, maior a resistência mecânica.
Com a adição de desmoldantes internos no BMC, não há a necessidade de utilização de desmoldantes externos tais como: ceras, silicones, estearatos e etc.

O BMC pode ser utilizado em diferentes áreas de aplicações tais como:

Preparação do Compósito BMC

A preparação do BMC é feita de acordo com uma formulação específica e consiste na pesagem das matérias primas, seguida de dispersão, dando origem a uma pasta. Posteriormente esta pasta é levada a um misturador específico onde a fibra de vidro é adicionada. Após a mistura da fibra, o BMC é embalado e está pronto para ser enviado aos clientes.

Tipos de Compósios BMC

O BMC pode ser produzido em forma fibrosa ou extrudada em tarugos e é dividido em três séries principais, as quais são diferenciadas pelas características apresentadas:

GLASMIX SÉRIE BGX (USO GERAL) – onde X varia de acordo com a porcentagem de fibra de vidro. (A, B, C, D, E).

Destinado a peças de uso geral (G) que não necessitem propriedades de auto-extinção, tais como peças para eletrodomésticos, peças para indústria automobilística, construção-civil, móveis, etc.

GLASMIX SÉRIE BAX (AUTOEXTINGUÍVEL) - onde X varia de acordo com a porcentagem de fibra de vidro. (A, B, C, D, E).

Destinado a peças que necessitem de propriedades de auto-extinção (A), tais como caixas elétricas, base de disjuntores, câmaras de faísca, suporte de para-raios, terminais de cabos de velas, placas isolantes, etc.

GLASMIX SÉRIE BLX (LOW PROFILE) - onde X varia de acordo com a porcentagem de fibra de vidro. (A, B, C, D, E).

Destinado a peças que necessitem acabamento superficial classe A (L), tais como defletores de faróis, peças automobilísticas que recebam pintura, etc.

Especificações do BMC

A tabela abaixo mostra as principais características dos diferentes tipos de BMC.

PRODUTOS: SMC (Sheet Molding Compound)

O SMC (Sheet. Molding Compound) é um compósito termofixo (plástico reforçado com fibra de vidro) utilizado para moldagem a quente (+/-150°C), pelo processo de compressão. Formulado para atender a necessidades específicas de cada cliente, o SMC é o resultado de uma mistura de resina poliéster insaturada, aditivos, desmoldantes internos, catalizadores, pigmentos, cargas minerais e fibra de vidro picada.

Embora as matérias primas utilizadas na fabricação do SMC sejam praticamente as mesmas utilizadas na fabricação do BMC, o desempenho do SMC no produto final é considerado bem melhor que a do BMC em relação à resistência mecânica. Isto ocorre porque no SMC a fibra de vidro tem um comprimento maior (25 mm) e também sofre uma menor degradação no processo de fabricação.

Na formulação do SMC a adição de aditivos é de suma importância, porque é através dele que podemos conferir ao produto final, as características desejadas. Ou seja:

Normalmente no SMC é utilizada fibra de vidro picada com comprimento de 25 mm e com teor que pode variar de 15 a 50%. A resistência mecânica do produto final esta diretamente relacionada à quantidade de fibra de vidro utilizada, ou seja, quanto maior a porcentagem de fibra, maior a resistência mecânica. Com a adição de desmoldantes internos, não existe a necessidade de utilização de desmoldantes externos como: ceras, silicones, estearatos e etc.

O SMC pode ser utilizado em diferentes áreas de aplicações tais como

Preparação do compósito SMC

A preparação do SMC é feita de acordo com uma formulação específica e consiste na pesagem das matérias primas, seguida de dispersão, dando origem a uma pasta. Posteriormente esta pasta é levada a uma máquina especial onde a fibra de vidro é incorporada. Após a incorporação da fibra de vidro o SMC é embalado em rolo e levado para a câmara de maturação por 72 hr, para depois ser enviado aos clientes.

Tipos de Compósitos SMC

O SMC é produzido em forma de lençol, com largura podendo variar de 60 a 90 cm e é dividido em três séries principais, as quais são diferenciadas pelas características apresentadas:

GLASMIX SÉRIE SGX (USO GERAL) - onde X varia de acordo com a porcentagem de fibra de vidro (C, D, E, F, J).

Destinado a peças de uso geral (G) que não necessitem propriedades de auto-extinção, tais como peças para eletrodomésticos, peças para indústria automobilística, construção-civil, móveis, etc.

GLASMIX SÉRIE SAX (AUTOEXTINGUÍVEL) - onde X varia de acordo com a porcentagem de fibra de vidro (C, D, E, F, J).

Destinado a peças que necessitem de propriedades de auto-extinção (A), tais como caixas elétricas, disjuntores, câmaras de faísca, suporte de para-raios, placas isolantes, etc.

GLASMIX SÉRIE SLX (LOW PROFILE) - onde X varia de acordo com a porcentagem de fibra de vidro (C, D, E, F, J).

Destinado a peças que necessitem acabamento superficial classe A (L), peças automobilísticas que recebam pintura, eletrodomésticos, etc.

Especificações do SMC

A tabela abaixo mostra as características dos diferentes tipos de SMC.

F.B.MIX IND. E COM. DE PLÁSTICOS LTDA
Rodovia Washington Luís, Km 172 – Lote A1
Cond. Conpark – Jd Anhanguera
Rio Claro – SP - Brasil - CEP: 13501-600
Fone: 55 (19) 3524-8733 - Fax: 55 (19) 3523-4554